ANS e entidades do setor debatem inclusão de mais um teste de Covid no Rol
- Dra Helena Villela Rosa

- 21 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu, na última quarta-feira (14), uma reunião extraordinária com representantes do setor de planos de saúde para debater a inclusão de mais um teste de Covid no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Ao abrir o encontro, o diretor-presidente da Agência, Paulo Rebello, ressaltou as ações de enfrentamento ao coronavírus feitas pelas entidades, instituições e pela população desde que a pandemia se instalou no país, contabilizando mais de 535 mil mortes até aquela data. Ele também salientou que havia sido divulgado, no dia anterior, uma melhora nos indicadores da doença, mas que isso não poderia ser motivo para relaxar quanto às medidas restritivas e de segurança. “Temos que continuar firmes na estratégia do combate à Covid-19 e no autocuidado”, disse.
(...)
A gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, Ana Cristina Martins, fez uma apresentação incluindo as normatizações e um histórico da incorporação de procedimentos relacionados ao diagnóstico e monitoramento dos pacientes acometidos pelo SARS-CoV-2. “Em 4 de fevereiro houve a declaração de emergência em saúde de importância nacional e, em 13 de março, a ANS já incorporou, através da RN 453/2020, a pesquisa por RT-PCR do SARS-CoV-2, seguida de outras incorporações importantes para a abordagem do paciente”, declarou Ana Cristina. Ela ressaltou também que as revisões sistemáticas vêm indicando que os testes rápidos de antígeno têm boa especificidade e sensibilidade quando utilizados em pacientes sintomáticos.
(...)
O diretor científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, Álvaro Pulchinelli Jr., apresentou a avaliação dos testes, a partir de parecer técnico-científico sobre o Teste Antígeno SARS-CoV-2, e considerando-se os resultados econômicos. Por ser um teste mais simples, de acordo com Pulchinelli, seria uma solução para testagem em grande escala, descentralizando o diagnóstico e com ganho de tempo significativo, representando benefícios importantes para as condutas necessárias de isolamento e terapêutica, se obedecido o período recomendado para a sua realização (do início das manifestações dos sintomas até o 7º ou 8º dia). Além disso, ele também conta com desempenhos positivos em termos financeiros quando comparado ao RT-PCR.
(...)
O presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) afirmou que a evolução do teste de antígeno é bastante positiva e que ele já está sendo utilizado pelas operadoras que têm rede própria. Contudo, chamou atenção para a necessidade de uma Diretriz de Utilização (DUT) bem definida e que contemple uma janela adequada para evitar o excesso de testagem.(...) (Fonte: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/sobre-ans/ans-e-entidades-do-setor-debatem-inclusao-de-mais-um-teste-de-covid-no-rol)

Comentários